Protesto SP e Brasil. (opinião)

Hoje eu iria disponibilizar uma nova história para vocês, mas resolvi dar minha opinião sobre os recentes protestos vistos nas últimas semanas no Brasil.

O que tenho acompanhado nos últimos anos no mundo é uma grande reformulação de vários conceitos tidos até então como imutáveis. Como por exemplo, a democracia. A democracia é um conceito antigo, que vem desde a época de Roma, mas que se estabeleceu como principal regime político na maioria dos países do mundo, apenas a poucos mais de 100 anos. No Brasil, isso ocorreu ainda mais tarde nos anos 80, em função de uma série de governos militares, que evoluíram de uma república bagunçada.

Dizem os especialistas que outro fator importantíssimo para as atuais reviravoltas sociais é a internet, em específico as redes sociais. Onde todos ganharam o verdadeiro poder do tão cobiçado: direito a opinião. Eu que o diga afinal frequentemente posto por aqui quase tudo o que penso sobre estes e quaisquer outros assuntos populares.

Tendo em vista, este contexto histórico e contemporâneo, alguns de vocês vão concordar comigo, que a tendência é de que ocorra nos próximos anos um aumento considerável nos protestos e movimentos sociais? Sinceramente, eu imagino que sim, mas não vejo a população “pegando em armas”, em uma espécie de guerra civil, no qual se vê ocorrendo em outros lugares. Pois a verdade é que a grande maioria da população brasileira prefere ainda o manifesto pacifico.

Até quando essa paciência vai é algo extremamente difícil de prever, afinal uma das cousas mais difíceis de controlar é uma turba, onde por vezes um simples gesto pode ocasionar imensas e desordenadas ondas como resposta. Talvez, se a liderança destes manifestos virar algo nacional, organizado e forte esta se torne a revolução desta geração.

Afinal Ferdinand, por que esse tipo de opinião num site sobre vampiros? Bom meu caro mancebo, se tu acessa meu site há algum tempo, deveria saber que tudo está relacionado e interligado. Se algo afeta a economia, a população e os direitos de um país, certamente afetará um vampiro que vive nesta sociedade…

Ferdinand W. di Vittore

Nascido em 1827, foi transformado em vampiro com 25 anos em 1852, enquanto ainda vivia na pequena cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, Santa Catarina – Brasil. Criou este site em 2008 com o objetivo de divulgar as ideias do seu clã, instituição fraternal em que ele, seu mestre e alguns amigos mais chegados pertencem. Além disso ele também publica aqui e no vampir.com.br histórias do seu cotidiano. Está quase sempre bem humorado e nos últimos anos possui um projeto chamado “Os escolhidos” em parceria com Hector. No qual eles “ajudam” a polícia e a sociedade na resolução de crimes hediondos. Ferdinand também ocupa suas noites com a escrita e recentemente publicou um livro com suas memórias: http://my.w.tt/UiNb/gz325qd62s

Você pode gostar...

19 Resultados

  1. Gabriela Rodrigues disse:

    Concordo plenamente com você,finalmente a população acordou e agora ninguém sabe o pode acontecer,por enquanto está pacífico os protesto mais tudo pode acontecer.
    😉

    • Pois é Gabi, estão comparando estas manifestações com aquelas do impeachment do presidente Collor, mas eu vejo de uma forma diferente. Espero que o tal “gigante adormecido” acorde de vez rss

  2. Lioncourt disse:

    Concordo Ferdinand, mas espero que esses protestos continuem pacificos pois nã faz muito sentido protestarem por um país melhor destruindo tudo, né? Afinal de contas quem vai pagar pelo que for destruido somos nós mesmos, de um jeito ou de outro :/

    • Como eu disse, uma turba (protesto de pessoas como se dizia antigamente) é muito difícil de controlar. As vezes um simples empurrão pode gerar consequências muito ruins para todos os envolvidos. Por isso, a importância desses movimentos adquirirem fortes lideranças, que estimulem a singularidade dos envolvidos em prol dos objetivos comuns.

    • Aeron disse:

      Como você disse Lion “nós teremos que pagar pelo que for destruído, de um jeito ou de outro”.
      Não estou “apoiando” a violência (talvez um pouco), mas acho que dar um susto nesse governo problemático que temos, não vai fazer tão mal. Eles precisam saber que as pessoas estão realmente cansadas dessa palhaçada. Precisam saber que o Brasil não quer mais ser visto como “terra de ninguém”.
      Estou cansada de ouvir que “brasileiro é preguiçoso”. Se bem que isso deve ser mais pelo fato de termos tantos feriados…
      De qualquer forma, eu apoio totalmente essa revolução (mais pelo fato de terem gastado 66 bi. na copa e eu odiar futebol com todas as minhas forças) e planejo participar da passeata novamente. O calor de todas aquelas pessoas lutando pelo que julgam certo é maravilhoso <3.

      E Ferdinand, achei interessantíssimo você ter comentado sobre esses conflitos, aqui.
      Nota 10! ^.~
      Mas, você acha que isso pode se tornar um aguerra civil? Mesmo?
      Talvez eu devesse começar a montar meu arsenal… -QN

      • Obrigado Aeron! Como eu disse esse tipo de movimentação acaba influenciando minhas idas e vindas, então achei proveitoso ao menos conceituar historicamente. Sobre virar guerra civil, por hora acho bem difícil. Muitos fatores precisam se cruzar para que isso ocorra: forte liderança, fácil armamento, objetivo comum… Por hora só o objetivo e mesmo assim ele se subdivide em muitos outros, que nem mesmo os atuais manifestantes sabem listar por completo.

        Então pode ficar tranquila, que agora um pouco de Karatê já resolve kkkk

        • Aeron disse:

          Ah certo. Rsrsrs
          Bom, não entendo sobre karatê, mas Iaijutsu é uma arte que eu, felizmente, domino. Então suponho que não terei problemas. xD

          • Se esta arte abranger algo além dos katas com o “desembainhar de espadas” acredito que sim… Mesmo por que é difícil sair com espadas na rua atualmente rsss

          • Aeron disse:

            Na verdade o Iajutsu ajuda a desenvolver o auto-conhecimento e equilíbrio. Rsrs
            Comecei a fazer pra me calmar porque houve um época em que eu estava muito agressiva. .-.
            Então… Acho que é melhor eu observar esses conflitos de longe. Antes que eu fique maluca de novo. xD

  3. Lioncourt disse:

    Aeron, sim entendo seu ponto de vista, até concordo um pouco mas eu acho que devemos sim tentar evitar a violência na minha opinião isso nos dar mas força e eles depois não teram como jogar a culpa em nós mesmos, entende o que quero dizer? Ps. Também achei errado gastarem tanto com essa copa. Mas esses protestos mostram que o povo não ta mais sendo enrolado por alienações como era antes 🙂

    • Aeron disse:

      Compreendo que você seja pacifista (espero não estar parecendo irônica, não é meu objetivo).
      Porém, não vejo como poderiam nos culpar de alguma coisa… Eles estiveram errados desde o principio. Mas, eu respeito seu ponto de vista. Faz muito sentido.

  4. Gisely disse:

    É realmente gratificante ver todas estas manifestações, o desengasgar de um povo que luta dia a dia trabalhando duro, fazendo ” magica” com um salario medíocre para dar um sustento digno para a família, dependendo de um sistema mais medíocre ainda no que se diz respeito a saúde e principalmente educação pois eles querem que o povo continue” ignorante” , mas como foi citado no belo texto acima, graças a essa comunicação de massa imediata principalmente por intermédio da internet e redes sociais onde não há como subornar e pagar propinas na mesma velocidade e proporção, como geralmente é feito para calar a mídia podre dos Jornais e televisão, graças a isso o povo tem tido mais acesso e informação em tempo de agir antes que a” bomba” realmente estoure , eu só lamento que em meio a estas manifestações os vândalos se aproveitem para se infiltrar de forma totalmente egoísta e baderneira a fim de manchar e retardar a evolução política, social e cultural neste pais, de um povo que antes, só vivia no mundinho fechado com a cabeça enterrada no buraco ou com um cabestro para diminuir a visão da verdadeira realidade , realidade que agora está aiiii escancarada e de fácil acesso por intermédio da magnifica internet e o que mais importante ….. dando a verdadeira voz que não se pode calar.!!!!
    Parabéns Ferdinand por mais um belo e bem colocado texto !!!

    • Comentário bem interessante Gisely e por falar em jornais e revistas eu sempre tive uma visão digamos não favorável a eles aqui no Brasil. Tenho a minha visão de um tipo de jornalismo mais livre de amarras como é visto na Europa. Se bem que o grande diferencial hoje em é dia são os blogs, onde os jornalistas podem se expressar livre das amarras dos editores ou anunciantes 😉

  5. milla.b disse:

    Tudo o que está acontecendo no Brasil recentemente é algo que todos esperavam…Eu não vivi na época da ditadura e nem das revoluções anteriores, mas de acordo com o que estudamos sobre história, podemos sentir e ver estampado no rosto de cada brasileiro que tem saído as ruas, os jovens de antigamente. A força, a coragem e o desejo de mudança, a voz que agora não se calará, vozes essas que estão atingindo as mídias internacionais, e levando ao mundo toda a indignação, revolta e busca por justiças aclamadas por tanto tempo nos corações dos brasileiros.
    Vemos que todos os governantes deixam em falta as mesmas questões a cada governo que se segue, e acredito que a questão esteja na mudança de atitudes da população, nós temos mesmo que ir a luta, nós temos que ter o direito de decisão maior, fato este que não ocorre e não é respeitado. Como diz a frase em vários cartazes de manifestantes: Precisamos de um governo que entenda a povo e não um povo que entenda o governo.
    Parabéns pelo texto Ferdinand, realmente é importante para todos tudo o que está acontecendo, seja humano ou vampiro. Abraços!

  6. Andy disse:

    Em Florianópolis os protestos estão ocorrendo pacificamente na ponte principal que liga a ilha ao continente e no centro, mas quinta feira vai ter vandalismo. Sou a favor da ignorância e do vandalismo em protestos por causa de um abuso absurdo de poder..

  7. Lara disse:

    Caramba, até os vampiros estão falando dos protestos kkkkk

  8. Lara disse:

    Pois é rsrs

  9. Isis disse:

    Ferdinand, atualmente vc mora aqui no Brasil??? O que vc acha do Povo Brasileiro?? Você conhece muitas Culturas, muitos Países… Aonde é mais fácil de viver (você)!!!