Dizem que existem muitos seres no mundo: anjos, demônios, vampiros, lobisomens, bruxas, humanos, animais, vegetais… Além, destes sou frequentemente abordado com perguntas sobre anjos, demônios, Aliens, fantasmas, híbridos, os tais blackheats. Outra noite me perguntaram sobre os deuses contemporâneos, aí mandei o cara assistir American Gods, seriado que curti bastante, mas que não passa de uma bela criação do afamado Neil Gaiman.

Falando especificamente dos anjos, eu acredito neles, mas nunca vi um. Todavia, partindo da ideia que existem entidades demoníacas, no qual já vi e apanhei. Deve haver portanto anjos!

Nesse último ano, além de stalkear e me perder com alguns crush, eu também participei de algumas boas brigas e estudei. Sim, dediquei parte das minhas rotinas a leitura e exploração de novos conhecimentos.

Descobri nessas andanças que entre 1265 e 1273 São Tomás de Aquino concebeu a hierarquia dos anjos em três esferas distintas. Na primeira esfera: Serafins, Querubins e Tronos. Na segunda esfera: Dominações, Virtudes e Potesdades. Na terceira esfera: Principados, Arcanjos e Anjos da Guarda.

Na primeira esfera estão os anjos mais próximos de Deus e que materializam a vontade Divina. Provavelmente Lúcifer é ou foi um deles. Na segunda esfera estão os gerentes, alguns deles estão na terra e outros no céu fazendo o meio de campo entre as outras esferas. Por fim na terceira esfera estão os divini operarius, que literalmente dão a cara a tapa na terra.

Neste contexto me surge uma dúvida  logo de cara. Afinal, se Deus é onipresente, onisciente e onipotente, pra que ou porque existem os outros seres divinos e demoniacos? Não deveria ele resolver tudo?
Não cabe a mim responder ou dúvidas e de São Tomás, no entanto a teoria apresentada por mim por meu mestre, de existem vários Deuses, ao invés de apenas um me parece mais fácil de entender.

E você acredita nos anjos, qual sua opinião sobre os guerreiros de Deus?

Tempos atrás contei um relato meu sobre o mundo dos espíritos, que talvez seja legal você ler…