Livros e seriados sobre vampiros

Praticamente toda semana alguém me pergunta algo sobre os vampiros e outros seres sobrenaturais mais conhecidos. Drácula, Nosferatu, Condessa Bathory ou Abraham Van Helsing… Até mesmo sobre os vampiros dos seriados mais novos, como True Blood ou Vampire Diaries ou Twilight, já circularam pelos comentários deste blog.

Antes de tudo, eu preciso informá-los que por mais que as histórias sejam realmente muito bem escritas e a ponto de quase parecerem reais. Eu disse, quase. A maioria delas na verdade saiu da cabeça de algum escritor ou entusiasta do gênero. Claro que há muitas histórias que foram baseadas em fatos reais, tais quais as minhas e é por isso que vou lhes dar uma dica simples:

Antes de sair por ai acreditando em tudo que tu vê, que tal usar a melhor ferramenta que foi criada nos últimos anos e que revolucionou inclusive os pensamentos de todos? O Google é gratuito, fácil de usar e há nele muitas informações, que só precisam ser um pouco lapidadas. Não, eu não estou dizendo que estou chateado por ter de responder perguntas repetidamente. Afinal, meu site sempre teve o objetivo de saciar as dúvidas de vocês sobre o sobrenatural. E por isso vou dar uma de “cara legal” e falar um pouco mais sobre os nomes que mencionei acima.

Drácula: Drácula é apenas um personagem criado pelo irlandês Bram Stoker em 1897. Se o tal Stoker se baseou em algum fulano, ou cicrano era só ele que poderia informar. Todavia, dizem às lendas que a história foi baseada nas atrocidades feitas por Vlad Dracul III, nascido na Transilvânia e Príncipe da Valáquia. Um monarca que ficou famoso no século XV, por torturar seus súditos ou prisioneiros, por meio de empalamentos ou o que mais viesse a sua cabeça sádica em tais momentos.
Abraham Van Helsing: Também é outro personagem criado por Bram Stoker no seu romance Drácula de 1897 e ao que consta ele não foi baseado em nenhuma personalidade do mundo real ou sobrenatural. Além disso, atualmente são vistas algumas variações da história deste personagem, todavia, praticamente todas se baseiam no fato dele ser um caçador de vampiros. Particularmente, acho que é um personagem interessante e seria uma “briga boa”, caso o encontrasse pelas ruas escuras no qual tenho frequentado ultimamente.
Nosferatu: Conde Orlok, é um personagem fictício que ficou conhecido no famoso filme mudo chamado Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens de 1922. Embora este filme possua nomes de personagens  ou de lugares diferentes dos encontrados no Drácula, o roteiro também foi baseado nas histórias do Bram Stoker. Todavia, há sim em meio ao mundo dos vampiros reais, alguns que se assemelham em aparência ou atitudes, com o pobre coitado do Nosferatu.
Erzsébet Báthory: Tal qual Vlad Dracul III, há também muitas lendas em torno da tal Condessa Bathory. Alguns dizem que ela era apenas uma sádica, que se banhava no sangue de virgens, outros que ela era realmente uma vampira, porém mais uma vez o tempo apagou vários registros. O que se sabe é que seu marido possuía diversas dívidas e estas só pioraram depois de sua morte. Em função disso, o Rei arrumou um jeito de prendê-la e lhe tomou tudo que possuía como forma de pagamento. Em minha opinião, a condessa foi uma grande injustiçada e tudo que foi dito sobre ela, são na verdade histórias para a corte, a fim de lhe retirar tudo que possuía para pagamentos. Pense comigo: “Vamos chamá-la de louca e lhe atribuir alguns crimes, assim podemos tomar posse de seus bens”.
True Blood: É apenas um seriado dos E.U.A. baseado na série de livros The Southern Vampire Mysteries da americana Charlaine Harris. Quanto ao seriado eu não tenho muito que falar, se não, que achei interessante, porém foi uma pena eles terem dado tanto enfoque na sexualidade dos vampiros. Quanto aos livros, eu os julgo como bons e para ser sincero gosto desses romances onde os vampiros não são vistos como demônios ou íncubos, mas sim como ex-humanos, que lutam para manter sua humanidade ou sentimentos passados.
Vampire Diaries: É um seriado dos E.U.A. baseada na série de livros de mesmo nome escrita por L. J. Smith. Sinceramente, dois vampiros centenários, que brigam pelo amor de uma adolescente mimada de 17 anos é algo que não entra na minha cabeça. Apesar disso, não tiro o mérito do escritor, que já vendeu milhares de cópias e sabe escrever muito bem por sinal. Alguns dos livros desta série me serviram apenas como um bom passatempo e nada mais, já o seriado é mais uma daquelas produções Hollywoodianas.
Twilight: Para encerrar eu não poderia deixar de falar da tal série Crepúsculo, que atualmente pode ser vista em forma de livro, filme ou graphic novel. Twilight foi escrito originalmente por Stephenie Meyer, que inclusive teve por base as histórias da Charlaine Harris, mas que no fundo se baseou mesmo em um sonho tido na noite do dia 02/06/2003. Neste sonho um vampiro se apaixonava por uma garota e de acordo com a autora, tudo foi tão vívido, que ela se sentiu obrigada a descrever tal sonho em textos, que por fim geraram os livros. Minha opinião sincera? Crepúsculo, apesar de seu sucesso comercial, é apenas mais uma visão distorcida do mundo dos vampiros, com apelos romancistas adolescentes e que reproduzem mais uma vez os anseios de uma geração estagnada por ídolos. Tudo isso piora ainda mais, quando são observados nítidos conceitos comerciais, muito bem trabalhados pelos produtores de Hollywood, em todos os filmes e produtos relacionados à série.

64 Comentários

Meu querido, mais uma vez Saciou minha sede de conhecimento!!!
Vc esta cada vez mais conseguindo se espressar!

Bem, essa da Erzsébet Báthory eu ja sabia, mais, todavia, vc complementou!!

Acho que adorei vc postar esse texto aq, pois a muitas series e filmes que dsestorcem td a realidade!

To com saudades de ti!!

Bijos de sua querida fã!

retiro o “ACHO Q ADOREI” e coloco só o “ADOREI” foi mal o erro, e q to conversando com uma amg aq, e minhas ideias se embolocro td!

Pois e amigo… Que bom que vc ainda lembra de mim… Eu vou bem e vc? Temos que trocar mais ideias nao é?

Hola Ferdinand, Como está vosmecê?
vc também possui uma tattoo ou no seu caso foi diferente,
alguma mutação no seu DNA, o permitiu sair durante o dia sem problemas?!
Sair durante o dia é complicado mesmo com tattoo e olha que ainda existem muitos por aí usando Amuletos em forma de anel, colar, brinco e pulseiras não sei pq insistem nisso, mas isso não vêm ao caso!
Talvez você tenha respondido isso em algum post anterior, então peço desculpas por isso.
Se puder me responder. Agradeço! Se cuida!

Olá senhorita, tendo em vista que amuletos ou magias deste tipo são instrumentos extremamente raros, te digo que vai ser dificil ouvir opinões nossas a respeito. Eu mesmo nunca vi ou conheci alguém que obtivesse tão grandiosa vantagem. Assim como na sociedade mortal, na vampiresca também existe muitas lendas, e ao meu ver esta é apenas mais uma, apesar de tão falada nos livros e seriados atuais. Beijos!

Ola Anna!!
Agora com essa pergunta, atiou mais ainda minha “Sede de curiosidades”
Rsrsrs

ola a todos , como estao , ferdinand querido , ? olha na minha opiniao essas series nunca vao saber o que realmente se passa por tras da “porta “, mais alguns até que se saem bem em produzir essas series, pro entretenimento, sao boas sim , mais a ralidade como é dita pelo carao ferdinand e moutra completamente diferente ,,, essa foi minha humilde opinião .. küsse

Bom, desculpe não concordar contigo, mas acho que deveria procurar saber mais sobre isso,
Talvez não seja de seu conhecimento!!!

Sim é do meu conhecimento e não, eu não perdoo arrogância, ainda mais de alguém que adentra meus dominios sem ao menos se apresentar devidamente, ou o que é pior, não me conhecer! Mas ok, relevo… Se quiser me mande um e-mail, terei muito prazer em discutir algo tão interessante tal qual é a alta magia e suas influencias no cotidiano mundano. Beijos

Não baseei minha pergunta em programas, filmes ou seriados de TV, baseei em algo pessoal mas isso também não vêm ao caso! Desculpe se pareci arrogante no comentario acima!! Não costumo ser assim! Se cuida

Realmente não conheço vosmecê, e acredito que não necessite, porque somos iguais……
E terei o maior prazer em conversar com vosmecê sobre tais acontecimentos, principalmente sobre a minha tattoo.
Acho perdão uma palavra bem forte e minha conta já deve estar bem alta quando se diz respeito a isso, então seria mais uma divida!! Se Cuida

Igual a mim? Claro, por que não? Mas como tal deverias saber que a primeira cousa a se fazer no domínio de um de nós é se reportar ou se apresentar. Todavia, não persistirei em tais procedimentos arcaicos e pré-internet… Será um prazer ter contato contigo, procure-me 😉

Normas e Normas….. quem precisa delas?!!!
Sou desgarrada!

Não basta meu nome para tais apresentações?!

Anna Al Shabanni muito prazer!!!

Esses nomes não são Fakes,
eram pessoas valiosas pra mim, mas isso não veem ao caso!
Entrarei em contato, se cuida!

estoy otima e usted ? estou sempre aqui de vez enquando , saudades dos papos que agente batia por aqui … me chame de fabi ou de bia se preferir … besos !

♪ ♫
╔═══╗; ♪ Ouvir música é um bom passatempo, quando se tem todo tempo!
║███║ ♫
║ (●) ♫ ♪
╚═══╝
♪ ♫ Estou ouvindo a banda “Florence and the Machine” e estou curtindo!

Que bom que está saindo mais,
fico feliz por vosmecê…
Vou pegar minha moto e sair por aí,
Noite passada fui dançar e voltei pela manhã,
Talvez repita a dose!!!!!
Não me sinto muito a vontade em ambientes fechados e cheios,
mas eu tento esvaziar a minha mente e dançar…dançar….dançar…sem pensar em nada!!
E funciona bem…. =)

Gosto muito Mais do livro Drácula de Bram Stoker do que os atuais livros de vampiro… Pelo simples fato de que só o Drácula conseguiu me deixar uma semana inteira sem dormir direito, enquanto Crepúsculo me deu nojo e Diários do Vampiro me fez pensar em criar uma fogueira aqui em casa…

Nossa, terei ue ler esse livro Srto ChetFriedrichAlighieri!!!
Drácula de Bram Stoker…
Já to indo comprar!!
Rsrsrs
Nossa, pelo visto não gosta nada nada das “obras”(se e que se pode chamar assim) de hoje que se refere ao Vampirismo, não é?!
“Crepúsculo me deu nojo e Diários do Vampiro me fez pensar em criar uma fogueira aqui em casa…”
Não é só você…
Rsrsrs

Srto ChetFriedrichAlighieri, tenho a obrigação de concordar que os atores que fazem a familia Cullan da Saga crepusculo, são gatinhos!!
Acho que se deve a isso o sucesso e o publico feminino da série, não?!
Rsrsrs

Mas o fato dos atores serem bonitos se deve a obrigação que o filme tem de arrecadar verba e de chamar a atenção para tal produto, no caso os livros da série Twilight.
-.- Se nós vamos falar de Atores bonitos, porque não o filme Entrevista com o Vampiro, baseado no Livro de Anne Rice? Afinal eu aposto que muitas mulheres não se importariam nem um pouco de morrer nas mãos de vampiros como Lestat e Louis…
Por falar em Anne Rice, está aí outra escritora que eu adoro!

CARACAAAAAAA
TU TOCOU NESSE FILME?!
Meu, n paro de assistir e é um dos filmes mais proximos da realidade não?!
Retrata muito sobre esse caso de Wampirs entre os Humanos!
Meu pai fla que eu sou Louca, maluca ou Idiota por acreditar nesses “Seres Malditos que te fazem a cabeça” como ele mesmo diz…
” Afinal eu aposto que muitas mulheres não se importariam nem um pouco de morrer nas mãos de vampiros como Lestat e Louis” EU AI!!!!

Gente, hora de dormir…
🙁
Boa Noite

Acrescentando meu comentario ali de cima:

Srto ChetFriedrichAlighieri, acho que seria mais provavel querermos ser a Pequena menina Cláudia não?!
Rsrsrs
Sortuda em um ponto, azarada em outro…
Sortuda por ficar no meio de dois pedaços de Pecado e, azarada por perder a mãe, ser tr4ansformada e, morrer da forma mais cruel possivel…
ATÉ A COITADA DA MÃE ADOTIVA MORREU POR CULPA DELA!!!!

“[…] E por isso vou dar uma de “cara legal” […]”
Dar uma de cara legal…
Bom saber, vou começar a te encher o saco so pra ver o “Cara Chato” okk Galego?!
Rsrsrsrsrs
Quer saber, amo muito minha vida e a alegria do Galego, melhor deixar o “Dragão do Cara chato” do Galego dormindo…
É mais seguro!!!

Não acredito que A personagem Cláudia seja de qualquer ponto de vista, sortuda ou até mesmo abençoada. Uma criança transformada em vampiro só tem a perder, já que mesmo com dois ´´ mestres“ por assim dizer, belíssimos ao lado dela, ambos também não possuiam experiência alguma…
A obra em sí, deixando o filme um pouco de lado, é um livro que traz muitas reflexões acerca da vida a tona…Se ainda não leu eu recomendo. Só não vou entrar em detalhes porque tenho o péssimo hábito de acabar sussurrando alguns Spoilers aqui e alí, quando se trata de obras que eu gosto…

Acho q, ela é sim SORTUDA e não abençoada…
Kra, ficar no meio de dois Pedaços de Mal Caminho cm aqueles?!
Não é pra todo mundo!!
Mais, por outro lado, perder a mãe, ser transformada contra a vontade e, morrer?!
É muita maldade pra uma pequenina criança!!!

Hum, Pequenina Criança…Voce quis dizer fisicamente não? No filme quando ela morre, ela não é mais uma criança por dentro….dado os anos que se passaram. Bem, o filme é bem interessante,com várias roupas de época, cenários encantadores, etc, etc. Mesmo assim, ainda prefiro o livro.
A propósito,Se algum de vocês entrarem na Página Principal do Google Hoje, poderão ver uma homenagem bem interessante ao 165 aniversário de Bram stoker. Gostei muito da Arte que eles usaram para tal.

Filmes, Seriados ou seja lá o que for.. Com certeza não será melhor do que o livro que está quase para lançar do nosso Príncipe Galego ! rsrs

Gostei muito do texto ,mais você esqueceu de fala de outro personagem muito famoso que é o Lestat de Lioncourt da rainha dos condenados. Mas achei maravilhoso o texto.

A maioria dos seriados e filmes “novos” sobre vampiros são consideravelmente… fracos?
Mas bem, se pegarmos um pedacinho que presta de cada um, não podemos negar que temos uma ótima imagem do que é um vampiro de verdade.
Só precisa de um pouco de imaginação…
hehe é oq eu acho…

Ferdinand vc acha que qual filme ou seriado chega mais perto do que é ser vampiro?

Oh Eric….ele é tão maravilhosamente lindo e gostoso(além de talentoso é um tesão) *momento Lola ovulando*
ai…ai

Desculpe F, mas, achei a sua teoria sobe the vampire diaries um pouco equivocada, o enredo da série é sim, Damon, Elena e Stefan, mas a história deles vem de uma força maior da natureza, casais sendo unidos de acordo com suas dopplegängers, aliás, o enredo passou por várias mudanças, histórias ao decorrer, acredito que narra bem como é a vida de um vampiro, moderno ou de mais de 100 anos, você falou que gostava de histórias nas quais vampiros não são narrados como demônios mas sim como ex-humanos nos quais viviam suas vidas fartas e ricas de vampiro, mas afinal, vampiros vem de ligação demoníaca ou são ex-humanos que foram criados pela natureza assim como todas as outras criaturas? ou veio de magia? é isso que the vampire diaries conta

Sim Gaston estas certo, depois que escrevi isso tudo a Julie me convenceu a ver alguns episódios. A temática deles envolve muitas magias, o que é fundamental para que esse mundo gire. Todavia, dou gargalhadas com eles andando de dia e sendo afetados pura e simplesmente por verbena. Parece-me ali algo muito parecido com a história do Superman kkk